A Venko Networks, empresa especializada em soluções disruptivas de conectividade baseadas em padrões abertos e desagregação dos equipamentos e aplicações, está lançando uma ONU híbrida com múltiplas abordagens de acesso, incluindo GPON/XGS-PON, 4G/5G e Ethernet, garantindo alta disponibilidade do serviço.

Desenvolvida pela Azores Networks, dos EUA, a CPE é indicada a provedores de Internet. “Muitos pequenos negócios dependem hoje primariamente da conectividade, e a solução pode oferecer um diferencial para esses empresários atendidos no footprint residencial”, diz Ricardo Pianta, CEO da Venko Networks.

O equipamento opera sobre fibra óptica, como uma unidade PON, mas em caso de falha do circuito principal, chaveia automaticamente para uma rede wireless, 4G ou 5G. “Há ainda a possibilidade de uma terceira WAN, ou seja, a CPE consegue fazer uma tripla abordagem”, diz. O processo é transparente para o usuário, que não percebe a queda no sinal nem a mudança de conexão de Internet. O equipamento testa continuamente a conectividade do canal e comuta para o canal secundário, retornando quando o link original é restabelecido.

A ONU também funciona como uma CPE de FWA. “Se o provedor não conectar a fibra, o equipamento busca automaticamente a rede móvel”, diz. Dessa forma, o cliente pode contratar o serviço na loja do provedor e sair com seu plano ativo, independente de ter fibra disponível ou não. “O cliente sai da loja já com o serviço ativo, e depois o técnico conecta a fibra. Isso eleva bastante a qualidade de experiência do usuário”, diz.

Uma vantagem adicional é com relação ao SLA – service level agreement: em caso de rompimento da fibra, a falha é imperceptível para o usuário, que segue conectado. “A central sabe que houve um problema na fibra, mas o provedor não precisa enviar um técnico com urgência para restaurar o serviço”, diz o CEO.

A Venko também está homologando duas CPEs compactas e de baixo custo para FWA sobre redes 4G, destinadas a comunidades rurais ou áreas sem a presença das grandes operadoras. “Identificamos uma lacuna no mercado para uma versão que entregue o básico da conectividade”, diz Pianta. Os produtos incluem um modem Cat. 4 capaz de atender até 150 Mbit/s, com Wi-Fi de 2,4 GHz e bateria interna com autonomia de 6 horas. E o outro modelo é um Cat. 7, com Wi-Fi 5 dual band.



Mais Notícias RTI




Sebrae inaugura dois data centers com contratação como serviço

Modelo baseado em Opex (despesas operacionais) é novidade no setor público.

14/10/2024


Tecnologia Wi-Fi 7 chega à Unifor

Universidade de Fortaleza é a primeira da América Latina a implantar a tecnologia da Huawei no campus.

14/10/2024