A empresa suíça H55, spin-off do projeto pioneiro Solar Impulse (um avião elétrico a energia solar fotovoltaica que deu a volta ao mundo em 2016), está lançando sua iniciativa mais ambiciosa até agora: a excursão H55 Across America, que destacará a Bristell B23 Energic, primeira aeronave totalmente elétrica de dois lugares a ser certificada sob os regulamentos da Parte 23 nos principais centros de aviação dos Estados Unidos. De abril a agosto, a H55 fará demonstrações de voo elétrico no mundo real com convidados VIP, fazendo paradas nos principais centros de aviação e eventos do país, incluindo Califórnia, Flórida (SUN 'n FUN), Texas, Colorado e Wisconsin (EAA AirVenture), entre outros.
“Fomos pioneiros na aviação elétrica com o Solar Impulse, cruzando os EUA em 2016 durante nosso voo ao redor do mundo”, diz André Borschberg, cofundador e presidente executivo da H55. “Agora estamos de volta — não com um protótipo, mas com uma aeronave pronta a ser comercializada, com entregas começando no ano que vem. O B23 Energic está trazendo o voo elétrico ao treinamento de pilotos e à aviação geral.”
Destinado a escolas de voo, aeroclubes, academias militares e pilotos particulares, o B23 Energic, equipado com tecnologia de propulsão elétrica e bateria certificada da H55 e fabricado pela Bristell, oferece benefícios em relação às aeronaves convencionais, informa a H55: menores custos operacionais, mais eficiência e silêncio em comparação com aeronaves a combustão semelhantes.
“O B23 Energic representa uma mudança fundamental na forma como pensamos a aviação”, diz Martin Larose, CEO da H55. “O voo elétrico não é mais um conceito futuro; é uma solução operacional certificada pronta para entregar valor real hoje. O que diferencia a H55 é nossa abordagem integrada: não apenas construímos sistemas de propulsão, entregamos um ecossistema completo de aviação elétrica — desde armazenamento de energia e otimização de desempenho até suporte de certificação. Embora tenhamos começado com a aviação geral, o H55 agora está expandindo seu alcance com aplicações de clientes em mobilidade aérea regional e aviação comercial”.
A H55 está avançando no que se refere às certificações necessárias: os requisitos para a bateria serão concluídos em meados de 2025, seguidos pelos do sistema de propulsão totalmente elétrico, com aprovações dos EUA e depois Canadá.
A iniciativa H55 Across America é um convite aberto a escolas de voo, aeroclubes, agências governamentais, academias militares, universidades, investidores e profissionais da aviação “para vivenciar a realidade comercial do voo elétrico — de perto e no ar”, finaliza a empresa .
Mais Notícias FOTOVOLT
Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.
04/04/2025
Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.
04/04/2025
Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.
04/04/2025