A empresa suíça H55, spin-off do projeto pioneiro Solar Impulse (um avião elétrico a energia solar fotovoltaica que deu a volta ao mundo em 2016), está lançando sua iniciativa mais ambiciosa até agora: a excursão H55 Across America, que destacará a Bristell B23 Energic, primeira aeronave totalmente elétrica de dois lugares a ser certificada sob os regulamentos da Parte 23 nos principais centros de aviação dos Estados Unidos. De abril a agosto, a H55 fará demonstrações de voo elétrico no mundo real com convidados VIP, fazendo paradas nos principais centros de aviação e eventos do país, incluindo Califórnia, Flórida (SUN 'n FUN), Texas, Colorado e Wisconsin (EAA AirVenture), entre outros.

“Fomos pioneiros na aviação elétrica com o Solar Impulse, cruzando os EUA em 2016 durante nosso voo ao redor do mundo”, diz André Borschberg, cofundador e presidente executivo da H55. “Agora estamos de volta — não com um protótipo, mas com uma aeronave pronta a ser comercializada, com entregas começando no ano que vem. O B23 Energic está trazendo o voo elétrico ao treinamento de pilotos e à aviação geral.”

Destinado a escolas de voo, aeroclubes, academias militares e pilotos particulares, o B23 Energic, equipado com tecnologia de propulsão elétrica e bateria certificada da H55 e fabricado pela Bristell, oferece benefícios em relação às aeronaves convencionais, informa a H55: menores custos operacionais, mais eficiência e silêncio em comparação com aeronaves a combustão semelhantes.

“O B23 Energic representa uma mudança fundamental na forma como pensamos a aviação”, diz Martin Larose, CEO da H55. “O voo elétrico não é mais um conceito futuro; é uma solução operacional certificada pronta para entregar valor real hoje. O que diferencia a H55 é nossa abordagem integrada: não apenas construímos sistemas de propulsão, entregamos um ecossistema completo de aviação elétrica — desde armazenamento de energia e otimização de desempenho até suporte de certificação. Embora tenhamos começado com a aviação geral, o H55 agora está expandindo seu alcance com aplicações de clientes em mobilidade aérea regional e aviação comercial”.

A H55 está avançando no que se refere às certificações necessárias: os requisitos para a bateria serão concluídos em meados de 2025, seguidos pelos do sistema de propulsão totalmente elétrico, com aprovações dos EUA e depois Canadá.

A iniciativa H55 Across America é um convite aberto a escolas de voo, aeroclubes, agências governamentais, academias militares, universidades, investidores e profissionais da aviação “para vivenciar a realidade comercial do voo elétrico — de perto e no ar”, finaliza a empresa .



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025