O fundo australiano de investimentos em energia renovável CEP Energy anunciou que construirá o maior sistema de baterias de armazenamento de energia do mundo, com até 1,2 GW de potência nominal. O projeto está previsto para ser instalado, a partir do início de 2022 e com término em 2023, na pequena cidade de Kurri Kurri, em New South Wales, na Austrália, localizada cerca de 150 km ao norte de Sydney.

O projeto faz parte de um plano do fundo de investimento de construir quatro usinas de armazenamento de bateria em diferentes locais da Austrália, totalizando 2 GW de potência instalada. Um contrato de arrendamento de trinta anos foi assinado para o projeto em Kurri Kurri com o grupo local de desenvolvimento imobiliário Hunter Investments Corporation.

Com sua capacidade, o sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS, do inglês Battery Energy Storage System) da CEP Energy seria até quatro vezes maior em potência nominal do que o atualmente considerado maior do mundo, o Moss Landing Energy Storage Facility, de 300 MW/1200 MWh, em Monterrey, na Califórnia, nos Estados Unidos, inaugurado em dezembro de 2020.

O BESS em projeto apoia a mudança energética de longo prazo na região de Hunter Valley, um centro de mineração de carvão onde o projeto será instalado e no qual há predomínio de geração de energia a partir de carvão e gás natural, que será gradualmente substituída por fontes renováveis como solar e eólica, segundo roteiro estabelecido pelo governo de New South Wales. Na Austrália, outros grupos investem em grandes sistemas de armazenamento para fazer backup do vasto potencial de geração eólica e solar do país.



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025