A WEG fornecerá sistema completo de armazenamento de energia em baterias de íons de lítio e desenvolverá o controle de uma microrrede alimentada por diversas fontes de energia, entre elas a solar, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.

O sistema de baterias tem previsão de entrada em operação em abril de 2022 e terá potência instalada de 1 MW e 1 MWh de capacidade de armazenamento. Em contrato com a Fundação Sousândrade, os fornecimentos da WEG serão para o projeto da Equatorial Energia, empresa responsável pela construção, pesquisa e desenvolvimento da microrrede nas dependências internas do CLA. Além das baterias, o contrato inclui o comissionamento, treinamento e desenvolvimento de todo o controle da microrrede na planta.

O sistema de baterias tem o propósito de unificar a distribuição e ampliar a capacidade do sistema de geração de energia da microrrede. Com isso, a intenção é disseminar o uso da energia solar, que faz parte do sistema de alimentação, para segurança energética durante os lançamentos de foguetes, o que também eliminará o uso de geradores a diesel para complementaridade.

A construção e o desenvolvimento da microrrede inteligente para atender cargas críticas nas dependências internas do CLA fazem parte do programa de P&D Aneel da Equatorial Energia e contam com apoio de pesquisa do Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão.



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025