A EDP entregou à Claro quatro usinas solares de geração distribuída. O empreendimento, localizado em uma área de 5,8 hectares no município de Taubaté, SP, tem capacidade instalada de mais de 4 MWp e, de acordo com a companhia, vai garantir o fornecimento de energia renovável a 516 unidades consumidoras da empresa de telecomunicações no Estado. Segundo Hamilton Ricardo Pereira da Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, o investimento em um programa de energia renovável garante custo menor e reduz a emissão de gases de efeito estufa.

Juntas, as usinas vão gerar mais de 6000 MWh/ano, o equivalente à energia consumida por 2523 residências. A previsão é de que as plantas evitem a emissão de 454 toneladas de dióxido de carbono por ano.

O empreendimento, que será operado pela EDP, integra o programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. A iniciativa conta com usinas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e tem instalações em fase final de implantação, além de projetos em construção em outras unidades federativas.

Até 2021, o programa vai gerar 80% da energia consumida pela empresa, mais de 600.000 MWh/ano, e inclui, além de energia solar, hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada. A iniciativa compreende ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética.



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025