A recente instalação de três miniusinas solares fotovoltaicas, com potência total de 769 kWp, permitiu que uma produtora de soja, a Fazenda da Madrugada, de Jaborandi, na Bahia, dobrasse sua produção agrícola. Isso porque a propriedade passou a ter energia suficiente para ampliar a irrigação de grãos.

Sob investimento de R$ 3,4 milhões, as miniusinas em operação off-grid possibilitaram que a fazenda instalasse dois pivôs de irrigação e um poço artesiano para abastecimento de reservatório de água, aumentando a produtividade no local com uma colheita a mais por ano.

 O projeto foi realizado pela integradora CGR Energia, de Brasília, com equipamentos fornecidos pela distribuidora Win Solar, incluindo módulos solares bifaciais de 540 watts da JA Solar. Segundo a Win, trata-se de um dos maiores projetos off-grid para sistema de acionamento de pivôs de irrigação do Brasil.

A instalação das três miniusinas levou três meses. As instalações contam,  além dos módulos bifaciais, com inversor de bombeamento off-grid. Com o uso dessas tecnologias, segundo a Win, mesmo com o projeto desconectado da rede da concessionária, o sistema fotovoltaico garante a utilização das bombas por até dez horas diárias apenas com a irradiação solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025