Um projeto de microrrede solar com armazenamento de energia da Re(energisa), empresa especializada em transição energética do grupo Energisa, recebeu a premiação internacional The Smarter E Award, concedido durante a feira Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha, no dia 13 de junho. O prêmio leva em conta, além da inovação tecnológica, os benefícios sociais, econômicos e ambientais do projeto.

Em operação desde 2021 na Vila Restauração, na reserva extrativista do Alto Juruá, no Acre, o projeto premiado levou energia ininterrupta para a comunidade, antes apenas abastecida por três horas diárias com gerador a diesel. Para isso, foi instalado sistema híbrido com 580 módulos solares fotovoltaicos, com potência total de 325 kWp, e sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio, com capacidade para 829 kWh.

Além disso, o sistema conta com dois geradores de 116 kVA que funcionam com biodiesel derivado do óleo de palma, produzido localmente, e que funcionam automaticamente quando a carga da bateria está baixa. No total, foram investidos R$ 20 milhões no projeto, incluindo a logística para movimentar os módulos e demais equipamentos pelos rios da região.

Também como inovação, a faturação é gerada através de um sistema de pagamento digital que inclui um limite de consumo de energia. Para garantir um abastecimento sustentável a longo prazo, cada família tem um limite de consumo de 80 kWh por mês. O medidor inteligente desconecta remotamente os consumidores que ultrapassam esse limite.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024