A movE Eletromobilidade anunciou uma parceria com a Intelbras para fabricação em escala do seu dispositivo movE Smarter, que segundo a empresa transforma em inteligente qualquer carregador de veículo elétrico do mercado, seja para carros, ônibus ou motocicletas. Rafael Cunha, diretor de operações da movE, disse à FotoVolt durante a Intersolar South America 2023 (São Paulo, 29 a 31 de agosto) que, em relação à última versão, mostrada pela empresa na mesma feira no ano passado, o produto passou por melhorias que levaram à miniaturização, custos menores de produção e, através de investimentos em componentes e P&D, acrescentaram mais recursos e inteligência.

“Nós adicionamos a funcionalidade de smart charging, com a qual é possível modular a potência de recarga dos carregadores. O produto continua com a funcionalidade de prover conectividade e inteligência aos carregadores simples, standalone [o diretor diz que o dispositivo é o ‘chromecast dos carregadores’], e agora possibilita a modulação de potência”. Outra facilidade incluída foi uma porta Ethernet para conexão à Internet, além da via wireless que já existia (“são redundantes: se uma cai, o produto se conecta automaticamente pela outra”, informou Cunha). Além de mais compacto e com design mais atrativo, o movE Smarter tem agora grau de proteção IP 66, ou seja, exibe condições para instalação robusta ao tempo. Segundo o diretor, também foi realizado aprimoramento do design do produto para maior inserção no mercado.

A parceria com a Intelbras vai resultar em maior escala de produção e de fornecimento dos componentes, permitindo reduzir o custo de fabricação em cerca de 40%, informou Cunha. E quanto ao preço final? “Como ainda não chegamos à fase de fabricação em escala, estamos agora trabalhando no preço do produto para o mercado, mas deve ser bem inferior ao preço anterior. E além das vendas diretas, estamos estruturando um modelo de negócio de aluguel, pra condomínios que queiram uma solução completa de gestão da demanda de carregamento de veículos”, disse.

Segundo nota da Intelbras, a companhia possui forte estrutura de engenharia (P&D) e de produção para o desenvolvimento de soluções de segurança, comunicação e energia, e “vem acreditando muito no potencial da sua nova linha de estações de recarga para veículos elétricos, convergindo assim com este projeto da movE". A expectativa de Rafael Cunha é de que o novo movE Smarter esteja no mercado nos próximos meses.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024