O governo dos Estados Unidos lançou um programa de subsídios de US$ 7 bilhões voltado para financiar projetos de energia solar fotovoltaica para famílias de baixa renda e comunidades desfavorecidas no período de 2024 a 2029. Batizado de Solar for All, o programa é administrado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).
Anunciado oficialmente pelo presidente Joe Biden no dia 22 de abril, segundo informações da agência Reuters, o Solar for All foi incluído na Lei de Redução de Inflação (IRA, em inglês), a política federal norte-americana de transição energética baseada em incentivos fiscais.
A expectativa com o programa é que 1 milhão de residências sejam beneficiadas com os subsídios, as quais devem economizar cerca de US$ 400 por ano com a energia solar distribuída. Com a implantação dos sistemas fotovoltaicos, também devem ser gerados por volta de 200 mil empregos no período. O programa se alinha com a meta do governo Biden de destinar 40% dos investimentos federais voltados à energia limpa para comunidades carentes.
Os subsídios são concedidos por intermédio de 60 agências ambientais estaduais e regionais, além de organizações não-governamentais (ONGs), que precisam se candidatar com projetos para receber os financiamento a fundo perdido. Por enquanto, entre os beneficiados do programa, estão várias ONGs que vão implantar microusinas em residências de indígenas de estados como Alasca, Arizona, Novo México e Colorado.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024