O governo dos Estados Unidos lançou um programa de subsídios de US$ 7 bilhões voltado para financiar projetos de energia solar fotovoltaica para famílias de baixa renda e comunidades desfavorecidas no período de 2024 a 2029. Batizado de Solar for All, o programa é administrado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

Anunciado oficialmente pelo presidente Joe Biden no dia 22 de abril, segundo informações da agência Reuters, o Solar for All foi incluído na Lei de Redução de Inflação (IRA, em inglês), a política federal norte-americana de transição energética baseada em incentivos fiscais.

A expectativa com o programa é que 1 milhão de residências sejam beneficiadas com os subsídios, as quais devem economizar cerca de US$ 400 por ano com a energia solar distribuída. Com a implantação dos sistemas fotovoltaicos, também devem ser gerados por volta de 200 mil empregos no período. O programa se alinha com a meta do governo Biden de destinar 40% dos investimentos federais voltados à energia limpa para comunidades carentes.

Os subsídios são concedidos por intermédio de 60 agências ambientais estaduais e regionais, além de organizações não-governamentais (ONGs), que precisam se candidatar com projetos para receber os financiamento a fundo perdido. Por enquanto, entre os beneficiados do programa, estão várias ONGs que vão implantar microusinas em residências de indígenas de estados como Alasca, Arizona, Novo México e Colorado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Minasligas vira sócia autoprodutora de complexo solar da Auren

Empresa também fez PPA de 15 anos para garantir energia solar por equiparação de unidade fabril em Pirapora.

04/04/2025


Órigo lidera em usinas solares emissoras de I-RECs no Brasil

Instituto Totum, que coordena as certificações de rastreabilidade de energia renovável no Brasil, premiou a empresa em evento.

04/04/2025


Congresso da Intersolar Nordeste vai debater geração centralizada

Tema será destaque entre os debates do evento que vai acontecer dias 23 e 24 de abril em Fortaleza.

04/04/2025