A BRK, grupo de concessionárias privadas de saneamento, entrou como sócia autoprodutora no complexo solar Janaúba, em Minas Gerais, desenvolvido e a ser operado a partir de 2025 pela Elera Renováveis. A parceria, além de evitar encargos de consumo para a BRK,  inclui PPA para garantir energia para 13 operações da rede de concessionárias.

A sociedade, na qual a BRK entra com participação minoritária, será em um dos parques do complexo solar de grande porte que deve atingir capacidade total, quando completo, de 1,2 GW. A autoprodução por equiparação entre as duas empresas garante volume de 13,67 MWm para a BRK, dentro de capacidade instalada de 48 MW do parque envolvido na negociação. A geração será distribuída para unidades operacionais do grupo de saneamento nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As duas empresas, aliás, têm o mesmo controle e estão no portfólio de investimentos da canadense Brookfield Asset Management.

Além da energia solar por autoprodução, desde 2019 a BRK atua no mercado livre de energia para suprir algumas de suas unidades de média e alta tensão. Com essas ações, a empresa divulga em comunicado que atingirá suas metas de desenvolvimento sustentável neste ano. O objetivo era contar com 70% de energia obtida a partir de fontes renováveis em suas operações até 2030 e a previsão é terminar 2024 com 80%. Considerando a energia consumida no mercado cativo, o percentual oriundo de fontes renováveis atinge 97%.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai usar energia solar em projeto piloto de hidrogênio verde

UFV Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, vai ser ampliada para suprir energia para eletrolisador de 2 MW.

18/10/2024


Absolar Meeting Nordeste reunirá governadores para debater solar

Chefes de governo dos nove estados devem marcar presença no encontro que discute principais temas do setor na região e no Brasil.

18/10/2024


Solar, baterias e célula de combustível: a microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

18/10/2024