A BRK, grupo de concessionárias privadas de saneamento, entrou como sócia autoprodutora no complexo solar Janaúba, em Minas Gerais, desenvolvido e a ser operado a partir de 2025 pela Elera Renováveis. A parceria, além de evitar encargos de consumo para a BRK,  inclui PPA para garantir energia para 13 operações da rede de concessionárias.

A sociedade, na qual a BRK entra com participação minoritária, será em um dos parques do complexo solar de grande porte que deve atingir capacidade total, quando completo, de 1,2 GW. A autoprodução por equiparação entre as duas empresas garante volume de 13,67 MWm para a BRK, dentro de capacidade instalada de 48 MW do parque envolvido na negociação. A geração será distribuída para unidades operacionais do grupo de saneamento nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As duas empresas, aliás, têm o mesmo controle e estão no portfólio de investimentos da canadense Brookfield Asset Management.

Além da energia solar por autoprodução, desde 2019 a BRK atua no mercado livre de energia para suprir algumas de suas unidades de média e alta tensão. Com essas ações, a empresa divulga em comunicado que atingirá suas metas de desenvolvimento sustentável neste ano. O objetivo era contar com 70% de energia obtida a partir de fontes renováveis em suas operações até 2030 e a previsão é terminar 2024 com 80%. Considerando a energia consumida no mercado cativo, o percentual oriundo de fontes renováveis atinge 97%.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024