A I-Sensi (São Paulo, SP) desenvolveu um sistema de monitoramento de operações fabris baseado em Internet das Coisas (IoT) capaz de acompanhar os diferentes aspectos das tarefas de usinagem, levando em conta um grande número de variáveis.

 

O sistema tem o potencial de levar os recursos das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 para as pequenas e médias empresas. Concebido de forma modular e em escala correspondente às necessidades de cada empresa, ele reúne dados para otimização de tarefas, visualização de processos, manutenção preditiva e monitoramento do ambiente de produção visando à maximização do desempenho de ativos.

 

Totalmente baseado em nuvem (cloud), o sistema é composto pelos módulos FirstMES, de gestão da manufatura; Digital Try-Out, para validação de ferramental on-line, Equipment Sensing, para detecção de aspectos da produtividade de equipamentos; Process Sensing para validação de processos; Data Sensing, para automatização da coleta de dados de chão de fábrica; Assets Sensing, para monitoração de ativos como máquinas, geradores e compressores; e o Ambient Sensing, que permite visualizar em tempo real informações do ambiente da empresa, inclusive com registro dos dados de temperatura, pressão, níveis de CO2 e de material particulado em suspensão. A arquitetura em nuvem ainda reduz a zero o custo de infraestrutura e ativos de tecnologia da informação (TI).

 

Fornecido como serviço, o sistema está disponível por valores a partir de RS $ 390,00 mensais, e está homologado como solução para esquemas produtivos baseados no Programa Rota 2030 (atual Mover), que fomenta inovações tecnológicas em empresas ligadas ao segmento automobilístico, a exemplo das ferramentarias voltadas tanto para o setor metal mecânico quanto de plásticos. Pode ser acessado via dispositivos móveis como tablet ou telefone celular.

 

 

Imagem: I-Sensi

 

 

Leia também:

 

 

Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

 

 

Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Módulo executa a medição direta de peças usinadas de precisão

Planicidade, espessura e paralelismo de peças usinadas de precisão podem ser medidas de uma só vez pelo aparelho desenvolvido pela Polytec, que será exibido na feira japonesa Jimtof.

29/08/2024


Impressora 3D de metais da EOS foi projetada para produção seriada

A empresa alemã criou um novo modelo de impressora 3D para metais com sistema laser de 1 KW de potência e capacidade para produção de séries de peças em cobre.

19/08/2024


Sumitomo lança ferramentas para torneamento em alta velocidade

A divisão de ferramentas de usinagem do grupo japonês desenvolveu uma série destinada à usinagem de peças de aço carbono em alta velocidade e taxa de avanço.

19/08/2024