A Ambipar Participações anunciou no início desta semana a aquisição de 50,1% da Boomera do Brasil (São Paulo, SP), empresa de gestão ambiental que tem entre suas principais atividades a reciclagem de resinas plásticas.

 

A decisão foi comunicada em fato relevante publicado no portal de relações com investidores da Ambipar e enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A companhia, com sede em Nova Odessa (SP), é a primeira empresa de gestão ambiental listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

 

A Boomera atua há nove anos no mercado brasileiro provendo soluções de economia circular, como a valorização de resíduos complexos, especialmente plásticos de embalagens flexíveis, e a fabricação de produtos reciclados. Suas soluções passam também por ações de impacto em comunidades parceiras.

 

Possui uma metodologia proprietária, a CircularPack, que opera a economia circular de ponta a ponta, realiza consultorias técnicas de projetos para grandes empresas e transforma os resíduos plásticos pós consumo em matéria-prima, atuando em parceria com mais de 500 cooperativas de catadores e 8.000 cooperados.

 

A Boomera também oferece ao mercado o desenvolvimento e fabricação de resinas recicladas pós-consumo (PCR). Após muita pesquisa e desenvolvimento, lançou em parceria de longo prazo com a norte-americana Dow, o grade HDPE 96032 como a primeira resina PCR de alta performance para a América Latina.


 

Em 2021, o foco está em buscar novas tecnologias para agregar agilidade e escalabilidade aos projetos, aprimorar a rastreabilidade dos resíduos e a conexão de stakeholders importantes para a economia circular, contribuindo para inserir cada vez mais resíduos de volta aos processos produtivos, em substituição às matérias-primas virgens. A Boomera é membro da Fundação Ellen MacArthur, responsável pela iniciativa Nova economia do Plástico. Com a transação, passa a se chamar Boomera Ambipar Gestão Ambiental.


Fotos: Boomera
 

Conteúdo relacionado:

Como a reciclagem de plásticos caminha para o seu melhor momento

Consórcio global com foco na reciclagem de rótulos adesivos

Rastreamento do mercado de resinas recicladas


 

#Boomera #Ambipar #resinas recicladas



Mais Notícias PI



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024