A RNP passa a oferecer mais um CND - Centro Nacional de Dados para as instituições de ensino e pesquisa do Sistema RNP, a partir de um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers, plataforma de data centers sustentáveis com a maior capilaridade do Brasil. A infraestrutura do novo CND está localizada no data center Tier 3 da Elea em Brasília, DF. A iniciativa irá ampliar a disponibilidade do serviço de colocation para a comunidade acadêmica, assim como habilitar novas ofertas e modelos de negócios, destacando-se uma maior capacidade de armazenamento de grandes volumes de dados com segurança e privacidade.
“Os Centros Nacionais de Dados são espaços para a prestação de serviços de forma distribuída em prol das instituições do Sistema RNP. O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento seguro de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, IA - Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês). Essa parceria é uma visão estratégica que se consolida, estabelecida com uma empresa de data centers no país, reconhecida pela operação de ambientes altamente especializados, e com ações efetivas relacionadas à sustentabilidade energética”, afirma Antônio Carlos Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP.
“É extremamente importante termos uma parceria como essa com uma entidade voltada para a pesquisa e área de desenvolvimento. Essa troca de informação e tecnologia vai ser muito importante para alavancarmos novos negócios e desenvolver a área de pesquisa, que é extremamente importante para nosso país”, ressalta Márcia Salomão, diretora de Negócios de Governo da Elea.
Uma das frentes do Programa Conecta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, os Centros Nacional de Dados do Sistema RNP recebem recursos do FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O primeiro CND foi inaugurado em 2024 em São Paulo no mesmo modelo. A RNP ainda terá um terceiro centro em Fortaleza, CE. A expectativa é de que o centro em Brasília entre em operação no primeiro semestre de 2025.
“Estamos muito felizes pela parceria com a Elea, que é uma empresa nacional, assim como a RNP. Além de terem presença em todo o país, eles estão sempre pensando em sustentabilidade. Isso é um tema importante para nós. E hoje já estamos prontos e habilitados para suportar as primeiras instalações de instituições do Sistema RNP que queiram fazer parte dessa infraestrutura”, destaca Luiz Coelho, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP.
A Elea conta com nove data centers distribuídos em cinco das principais metrópoles do país e capacidade e escala para acomodar as necessidades dos grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo. “Uma das frentes da Elea é levar a tecnologia de ponta e a experiência da alta disponibilidade de data centers premium do mundo para fora do eixo Rio-SP. Temos infraestrutura de TI estado da arte também em nossos sites em Brasília, Porto Alegre e Curitiba”, aponta Gustavo Pereira, diretor de TI da Elea.
O projeto dos Centros Nacionais de Dados do Sistema RNP foi iniciado em 2021, quando a RNP identificou a demanda por centros de armazenamento de informações que tivessem abrangência nacional. Em 2022, foi realizado um estudo inicial (RFI - Request For Information), que ajudou a RNP a conhecer os principais players do mercado e a entender melhor o setor.
Mais Notícias RTI
Estudo foi realizado em 3,4 milhões de postes no Paraná.
03/02/2025
Empresa apresenta crescimento no mercado de provedores e destaca expansão internacional para os Estados Unidos.
03/02/2025
Provedora gaúcha vem investindo na construção de uma rede de alta capacidade.
03/02/2025